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2.2 Novos Troços

Para além da modernização dos traçados das linhas do Corgo, Tâmega, Tua, Sabor, e Vouga, este projecto contempla a construções de novos troços para possibilitar a junção de todas as linhas de via estreita, não só para aumentar as populações servidas, mas também para maximizar os recursos disponíveis. Por isso defendemos a construção da Linha de Lamego e os seguintes troços:

·         entre a Linha do Tâmega e a Linha do Corgo;

·         entre a Linha do Corgo e a Linha do Tua;

·         entre Linha do Tua e a Linha do Sabor;

·         entre Linha de Lamego e a Linha do Vouga.

 

A ligação entre a Linha do Tâmega e a Linha do Corgo seria feita entre Arco de Baúlhe e Vila Pouca de Aguiar, passando por Ribeira de Pena.

A construção da Linha de Lamego seria realizada, construindo o projecto inicial da Linha de Lamego entre Peso da Régua e Lamego. Contudo, defendemos um traçado mais directo sem tantas curvas e contra curvas para diminuir o tempo de viajem e possibilitar a circulação das composições a uma velocidade aceitável.

A ligação entre a Linha do Corgo e a Linha do Tua seria feita entre Chaves e Mirandela, passando por Valpaços.

A ligação entre a Linha do Tua e a Linha do Sabor seria feita entre Sendas e Miranda do Douro, passando por Vimioso. Neste caso, alterámos o projecto inicial que previa a construção de um ramal por Mogadouro. Com esta nova opção, conseguimos servir a população de Vimioso.

A ligação entre a Linha de Lamego e a Linha do Vouga seria feita entre Lamego e Vouzela, passando por Castro Daire. Ao contrário do projecto inicial do Linha do Vouga, defendemos que a mesma funcione entre Aveiro e Vouzela, com o prolongamento até Lamego, ficando a ligação a Viseu, assegurada através de um Ramal, entre Vouzela e Viseu. Desta forma, conseguimos que a viajem entre Lamego e Aveiro seja muito mais rápida, mantendo ao mesmo tempo a cidade de Viseu ligada ao mapa ferroviário Português. Além disso, defendemos que a Linha do Vouga, entre Sernada do Vouga e Espinho, acabe em Silvalde, junto à Linha do Norte, transformando este apeadeiro numa estação, possibilitando assim a ligação à Linha do Norte com destino ao Porto. Esta ligação perdeu-se com a construção da estação desnivelada de Espinho.

A construção dos novos troços permite a um passageiro de Bragança viajar até Aveiro sem mudar de comboio, podendo apanhar em Aveiro o comboio Alfa com destino a Lisboa. Além disso, vai conseguir ir e voltar no mesmo dia.

Todos estes novos troços tornam possível a mobilidade transmontana de pessoas e bens. Além disso torna possível a ligação a Espanha e ao comboio de alta velocidade que circula entre a Corunha e Madrid. A ligação por via ferroviária entre o Litoral e Trás-os-Montes permite a um passageiro de Aveiro ir de comboio até à Galiza, tendo apenas a necessidade de fazer um transbordo em Chaves. Prevemos construir cerca de 250 km de via-férrea.

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